25 anos Coral "Ensaio"


Em 2014 (31 de Janeiro), o Coral “Ensaio” celebrou os seus 25 anos. Ao longo deste período de existência, tem vindo a escrever a sua rica história, apresentando-se em distintos auditórios e igrejas, com uma média de dez concertos anuais, a capella ou com acompanhamento instrumental, e representando, briosamente, a Escola de Música e a Póvoa de Varzim, em Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda. Esta história deve-se, principalmente, a todos quantos deram corpo ao Coral “Ensaio”, a Escola de Música da Póvoa de Varzim, alunos, Encarregados de Educação e Professores, e todos os melómanos que se integraram nesta formação vocal.

São inúmeras as atuações do Coral “Ensaio” ao longo de 25 anos de existência, quer no domínio nacional, quer internacional. Referir-se-á apenas, em jeito de síntese, as múltiplas atuações realizadas localmente e por todo o país, participando em concertos, encontros de coros e intercâmbios culturais e em algumas edições do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, bem como nos Ciclos de Música Sacra da Igreja Românica de Rates.

Ao longo da sua intensa atividade, tem praticado um vasto repertório predominantemente sacro, mas também histórico-profano, num trabalho de descoberta e divulgação muito enriquecedor para os seus componentes e público em geral. Destacam-se as suas interpretações de obras-primas da música universal de Schubert, Liszt, Cesar Franck, Mozart, Vivaldi e Rheinberger, em parceria com diferentes formações instrumentais e qualificados solistas.

Na vertente profana, assinalar-se-á a interpretação de madrigais, vilancicos e canções populares portuguesas, nomeadamente de Fernando Lopes-Graça, Manuel Faria e do músico poveiro, Josué Trocado. Paralelamente a todo o esforço de afirmação de âmbito nacional, o Coral também soube conquistar projeção internacional, através de realização de concertos em Espanha, Bélgica, e Holanda, em protocolos de intercâmbio.

Freitas, M.ª da Conceição Trocado (2014). Coral Ensaio 25 anos – Um projeto consolidado. Associação Pró-Música – 25 anos da Escola de Música, 13.